2.8.09

Notícias




Passado o vislumbramento inicial de ver tudo novo e diferente e exatos cinco meses vivendo em Berlin, talvez possa agora ter uma visão geral desse meu tempo aqui. E assim volto, depois de muito tempo sem postar e sem escrever muito sobre o que anda se passando a dar notícias.

Gostaria de dar melhores notícias, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Ainda não estou falando bem alemão, consigo me comunicar razoavelmente no dia a dia, falando coisas mais básicas. Mas, em termos de universidade, por exemplo, andei apanhando bastante do idioma, havia aulas que eu não entendia quase nada. Por conta disso, não consegui fazer os trabalhos para ter as notas suficientes para passar nas cadeiras e fazer as equivalências no Brasil, com exceção do curso de alemão, que conta como cadeira eletiva, são 6 ECTS. Eu realmente tentei, mas ler os artigos e escrever os textos não me foi possível. Alemão não é um idioma fácil, acreditem. Fiquei bastante frustrado com isso, mas depois desencanei, corro atrás disso quando voltar ao stress do curso de Economia da UFPE. Isso não prejudica meus planos de voltar a estudar ou trabalhar aqui, acho. Tá certo, não ajuda, mas também não atrapalha. Pelo menos assim quero pensar. Porém tenho que explicar muito bem tudo isso na universidade aqui.

Depois que não conheço muita gente aqui, tenho poucos amigos. Na minha residência praticamente só moram pessoas que têm sua vida aqui há tempo e não saem dessa rotina, dificulta pois acabamos não se misturando tanto. Mas sempre estou na cozinha e acabo conversando com todo mundo, praticando meu alemão. Apesar de poucos amigos, tenho feito boas amizades aqui, pessoas que admiro bastante e que aprendo muito com elas. Também passaram pessoas, que assim como eu, continuaram sua andada e não permaneceram muito tempo, mas que vou sempre lembrar com carinho.

Situação financeira se transformou no último mês num problema, o dinheiro que havia juntado em Recife não está lá muito bem, e detalhe que ainda não tenho passagem de volta. Tive alguns gastos imprevistos, gastei muito na viagem do Marrocos e Espanha e a vida aqui, apesar de ser barata, não é tanto para mim. Ainda não havia procurado emprego, pois o idioma ainda não estava fluindo, mas agora preciso arrumar de todo jeito. Já fui em alguns lugares, mas nada até agora. Nessa semana vou na agência de emprego e em alguns bares. Coloquei meu nome na lista para ser uns faxineiros do prédio, com esse dinheiro já pagaria meu aluguel.

Andava numa fase mal, não sei que porra eu tinha. Disperso, completamente desorganizado, sem vontade de fazer nada, sem energia. Andava meio cabisbaixo e triste. Vejam só que despautério. Não estava me reconhecendo. Mas agora to melhor, to de volta! haha

Não pensem que estou reclamando, estou feliz pra caralho por estar aqui. Berlin é uma cidade fantástica, louca e pulsante. Tem muita vida. E está sendo uma experiência única esse tempo aqui.

Fazer intercâmbio numa cidade como Berlin é um pouco diferente, creio. Sendo uma cidade enorme, de proporções absurdas mesmo, as pessoas acabam não se encontrando por acaso, se torna difícil construir relações aqui. Aqui não é aquela loucura de Erasmus que é a Espanha, por exemplo. Ah, a Espanha... Além do que se eu quiser não falo alemão, a maioria das pessoas, pelo menos os mais jovens, falam um inglês perfeito, e ainda por cima a quantidade de pessoas que falam espanhol aqui chega a ser um absurdo. Meu espanhol melhorou bastante em Berlin. hehe

Ainda me resta tempo para aproveitar a cidade, conhecer pessoas, aprender alemão e inglês, viajar e fazer os contatos para poder voltar. Haja o que houver, vai valer a pena. E essa é a minha história que eu mesmo estou construindo, com ajuda de outras histórias claro, sempre compartilhando e entrelaçando-as, mas é a minha história. Apesar das dificuldades do presente, da incerteza do futuro, vou construindo essa história com menos pressa agora, sem querer abraçar de vez o mundo. Faço o que posso fazer. E fico feliz de olhar para o passado e ver que construí algo, que tenho pessoas que sempre vão estar do meu lado e eu do lado delas. Isso me dá força. A estrada é longa, e eu sinto que só estou no começo. Mas agora, sigo mais tranquilo.

Escrevo isso pensando nas pessoas que admiro. Todos que penso agora escrevendo, são completamentes diferentes, cada qual com seu jeito. Mas todos incríveis, como profissionais e como pessoas.

Que mais, que mais? Acho que isso é tudo, ou quase tudo. Já são mais de 02h, preciso dormir para resolver umas coisas pela manhã.

Ciao ciao, bis dann, hasta!

2 comentários:

  1. own brecht.. percebi que vc andava meio sumido realmente, mas fico feliz sabendo que vc já está melhor :D

    e ó.. nunca se esquece que aqui no brasil tem um monte de gente que te ama \o/

    e vc mesmo longe, pode contar com todo mundo!

    :*

    ResponderExcluir
  2. É a história que escolhesse pra seguir e é lindo ver teus altos e baixos nela pois é a prova maior que estas vivendo-a de fato!

    nunca se esquece que aqui no brasil tem monte de gente que te ama \o/ [2]

    :)



    Creio que tu retomou as energias. vai em frente, meu bem!
    Que a vida te leva pra onde quiseres.

    teamo, corazón :*

    ResponderExcluir