Muita gente me pergunta por que Berlin, por que eu gosto tanto da cidade. Bastaria dizer, porque sim! Mas as pessoas são curiosas, continuam me perguntando e perguntando. Eu vou tentando responder tudo, até mesmo pra confirmar pra mim mesmo que de fato Berlim é o lugar. Mas então, por que Berlim?
Porra, um lugar super frio, com um verão curto e sem mar? Não, não dá pra mim, muitos dizem. Pois é, talvez por essas condições climáticas e geográficas tão ruins, que Berlim se transformou num excelente lugar pra se viver. Ao contrário dos escandinavos que parecem acreditar que mais leis fazem o bem-estar da população aumentar, em Berlim surgiram boates, cafés, restaurantes, galerias de artes, cinemas, espaços públicos para a população e muitos outros equipamentos culturais. Tudo isso faz a cidade ferver, mesmo quando temos -20°C.
Berlim é uma bolha de caos, criatividade e alegria dentro da sociedade altamente funcional e normativa alemã. Arte urbana espalhada por toda cidade, tudo ali vira arte, a sujeira das ruas dos bairros próximos ao centro, a decadência de alguns pontos de tráfico, a ainda existência de terrenos baldios e lugares abandonados, as festas de rua quando se está quente, o quebra-quebra com a polícia no primeiro de maio, as inúmeras intervenções e instalações urbanas, os flash mobs e os protestos instantâneos, tudo isso dá muita vida à cidade e nos faz perguntar, estamos mesmo na Alemanha?
Ainda tem a parte bucólica da cidade. Inúmeros parques, lagos, florestas e até uma montanha, que quebram um pouco toda a loucura que é viver em Berlim. E tudo isso espalhado pela cidade, é possível se estar bem no centro urbano, virar uma esquina e se deparar com um parque na beira do Spree, o rio de águas calmas que corta toda a cidade. Uma das melhores coisas para se fazer em Berlim no verão é deitar na margem do Spree, num lugar onde não tenha ninguém, com uma garrafa de vinho ou várias de cerveja e uma boa companhia.
Além de tudo, a população de Berlim é muito jovem, por ser uma cidade que atrai muitos estudantes devido ao seu baixo custo de vida e da vida noturna frenética. De fato nunca me senti tão jovem como em Berlim, tenho a sensação que vivendo ali eu não envelhecerei nunca. As pessoas nos bares e boates até de manhã, ou no verão, nas calçadas. Não existe preocupação, não existe stress.
Tudo isso numa cidade que funciona perfeitamente, onde as pessoas se respeitam e são respeitadas, onde o sistema de transporte é perfeito e onde o individualismo de cada um não é questionado. Um ET poderia andar tranqüilamente no metrô de Berlim e ninguém iria nem prestar atenção, ele só teria que estar com o ticket, se não, levava uma multa.
Enfim, Berlim é uma cidade extremamente urbana, jovem e criativa. É isso que muitos procuram, isso eu já encontrei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário