26.4.09

Yes, we Cannes!




Ativando minha cinefilia, ainda de leve, é verdade, nesse tempo que estou em Berlin só fui duas vezes ao cinema. [Pronto falei!]. Mas como foi bom colocar os pés novamente num cinema, escolher aquela poltrona no meio, numa fileira perto da tela, mas nem tanto, e esperar ansioso a sessão começar. O cinema em questão foi o Thalia Kino em Potsdam, cidade que fica a 40 km de Berlin, lá acontecia a 38ªedição do Studentenfilm Festival – Sehsüchte.

Na quarta-feira fui atrás do festival sem o mapa de Postdam, e claro, me perdi. Mas depois de algumas caras feias pro “festival de cinema estudantil” consegui achar o Thalia. Só assisti uma sessão de filmes, que me deixaram meio mal. Principalmente, Viersitzer, que era sobre um grupo que se conhecia na internet e marcavam de cometer suicídio coletivo. Lembrou bastante, O Sétimo Continente, de Haneke, filme que não sei se tenho coragem de ver de novo. [Esse ano Haneke ganha a Palma com a professora de piano lá!]

No sábado fui assistir a sessão infantil, foi ótimo por ter várias animações e por poder entender tudo que se passava. Lindo ver as crianças depois da sessão perguntando aos realizadores, de onde surgiu a idéia do filme, qual foi a técnica utilizada, quanto tempo pra fazer o filme e depois admiradas, “um ano!” Nesse mesmo dia ainda teve uma sessão muito boa, com filmes da Alemanha, Israel, EUA, Canadá, Polônia e Brasil. O filme brasileiro, O Dia M, de Paulo Leierer, muito bom. Almeida (Caco Ciocler) recebe a notícia do médico que irá morrer no próximo domingo. Oscilando entre o cômico e o trágico, Almeida vai fazendo os preparativos pro seu enterro, sendo sempre tratado com indiferença pelos convidados que não apareceriam. Passou na Mostra de São Paulo do ano passado, pena que não irá passar semana que vem no Cine-Pe. Na saída falei com Paulo sobre o filme e sobre o mercado de curtas, que aqui também parece ser basicamente festivais. Também teve outros filmes muito bons, como o polonês, A Story of a Missing Car, o americano Martha e o alemão, Bad Habit, little Rabbit.

Vejam mais infos sobre o festival no site: www.sehsuechte.de (em inglês também)

Sentido falta dos meus filmes com legendas em português, só trouxe meus filmes de Haneke, com exceção de Caché, Salò, aquele de Herzog sobre Klaus Kinsky, Meu Melhor Inimigo, esses em avi e Edukators em dvd. Não quis trazer pra me forçar a só ver filmes com legenda ou audio em alemão, mas acreditem, não é nada fácil. Passei quase 1 hora pra assistir 10 minutos de Good Bye Lenin, pausando e anotando vocabulário. Ufa! Passando agora na tv aquele filme sobre 50 cent, até que to entendendo bastante coisa, mas são diálogos bem básicos: “Was machst du? - Ich bin ein Gangster-rapper!” Hahaha

Em breve colocarei de verdade na ativa minha cinefilia, quando for em alguns cinemas postarei aqui. Ah sim, sem Cannes pra mim, festival só pra convidados, na França só irei mesmo em Paris. Me consolo pensando que ano que vem será a 60ª edição da Berlinale e também que poderei passar mais tempo em Madrid e Marrocos sem a Cote d Azur na minha vida.

4 comentários:

  1. éé ... pisar em terra alheia né fácil não!

    [Passei quase 1 hora pra assistir 10 minutos de Good Bye Lenin, pausando e anotando vocabulário] termina de ver o filme agora. instiga aÊ. heehe



    Madrid/Marrocos o/

    ResponderExcluir
  2. terra alheia, pisa no chao devagar.


    [Não quis trazer muito filme]
    hahah tem graça!

    ResponderExcluir
  3. piso forte! o/

    tá, vc impediu que eu trouxesse um monte. ms a ideia era essa mesmo, nao trazer muito filme. vc, digamos, me conteve qndo eu quis colocar todos na bolsa de última hora. =p

    ResponderExcluir
  4. Opa, aqui é o Paulo.

    Agradeço as palavras ao filme! Fico feliz que tenha ido e gostado....

    Abraços!

    ResponderExcluir