3.5.09

1º de Maio




Todo 1º de maio acontece aqui em Berlin, junto com os protestos, uma grande festa com vários palcos, milhares de pessoas e muita bebida, a MyFest. Eu não sei se o ato vira uma grande festa, ou se a festa se torna um grande protesto. Andei por todas as ruas, todos os palcos, até achar, enfim de onde sairia a passeata. Havia muita gente na rua, vendo os shows, assim como na passeata, onde não conseguia nem ver o fim da multidão. Mas perguntei a uma menina que tava do meu lado se todo ano tinha tanta gente assim, ela disse, meio frustrada, que esse ano tinha menos gente. A cada carro de polícia, pedras e conflitos com a polícia. Foi muito tenso quando chegamos numa rua mais estreita e a polícia impedia a passagem, mas aqui carro de som não só serve pra encher o saco com palavras de ordem, carro de som é uma arma poderosa contra a polícia, aceleraram sem medo o caminhão e fácil, fácil abriram caminho. A partir daqui foi sempre tenso, sempre tendo que correr da polícia, mas tudo de certa forma tranquilo. Polícia daqui é um amor se for comparar com a Tropa de Choque de Recife, não vi uma bomba de efeito moral, nenhuma bala de borracha, gás de pimenta ou lacrimogênio. Vários shows acabaram mais cedo pois os conflitos com a polícia aconteciam muitas vezes na frente dos palcos. Teve uma banda espanhola de hardcore que havia parado o show por um tempo porque mais de 200 policiais se enfrentavam com a multidão que atirava garrafas, mas teve uma hora que eles cansaram de esperar e começaram a tocar com o conflito rolando, todo mundo foi ao delírio, parecia baile funk carioca, lado B, lado B, lado A, lado A. Mas a galera não resistiu por muito tempo e se dispersaram, com alguns sendo presos, mas não antes de colocarem outro grupo de policiais, que tentavam cercá-los, para correr a garrafadas, a cena mais bonita da noite. Todo palco que ia, acabava tendo que correr da polícia. Entre uma música e outra, correria e garrafas voando, até que os shows iam acabando porque não tinha mais condições. Assim fui procurando algum lugar tranquilo pra acabar a noite, um lugar sem polícia, tava difícil, a cada rua que ia me deparava com polícia aos montes. Depois de muito andar, achei um palco que tava tocando algo como reagge, mas não era reagge, algo inrotulável, lembrava Manu Chao, e lá não tinha um policial sequer, lá mesmo fiquei. Banda muito boa e bem conhecida por aqui, todos sabiam cantar as músicas, primeira banda alemã que me agrada, mas nem procurei saber o nome. Acabou o show da banda, comprei um vinho, sentei um pouco pra descansar, então começou a tocar uma DJ, que tava enlouquecida dançando no palco, começou com House, passou por Prodigy, e terminou com Rage Against the Machine, todo mundo, claro, eu incluso, enlouqueceu. Bati cabeça com todo mundo, fiz monte de amigos efêmeros de roda punk e faltou pouco pra eu nadar no chão. Terminou o show e eu tava gritando enlouquecido, “do caralho! Do caralho!” Então fui ver como estava a rua onde tava tendo os conflitos. Garrafas quebradas, polícia fechando as ruas, bombeiro apagando fogo, multidão havia dispersado e mais nenhum show rolando. Então, depois de 12 horas na rua, fui pra casa, só fui acordado na última estação por duas meninas. Endestation, Hermannstraße. Neukölln nochmal.

Como meu texto não dá conta jamais do que foi o primeiro de maio, vejam aí alguns videos.

http://www.youtube.com/watch?v=AYc7ssilafw&feature=related

5 comentários:

  1. Eita garoto incendiário! Cuidado com os cavalos da polícia montada rsrsrs... Abs.

    ResponderExcluir
  2. Imagino tua cara em meio ao caos!
    Sempre acordando nos terminais, né ?
    Te amo!
    =*******

    ResponderExcluir
  3. AHAHAHHAHAHAH adoreeeeei! e o "do caralho, do caralho!" tem coisas que não mudam, né? palavrões alemãos nunca poderão substituir os nossos! (por sinal.. tem algum bom aí?)

    Xêro. Diana

    ResponderExcluir
  4. "do caralho, do caralho!" concordo demais!! tem coisas que não da pra substituir.
    e quando leio tu escrevendo isso consigo até ouvir a sonoridade da tua voz. hahah todo impolgado!! hahaha adoroo o/

    ResponderExcluir
  5. Isso sim é diversão!
    hauhauhaua

    beijooooosssss

    ResponderExcluir