28.7.10

Jobs

Entre um corredor e outro que tenho que limpar hoje do prédio onde moro, deu vontade de escrever algo aqui no Blog. Lendo os textos de Leo sobre seu novo emprego, me inspirei também pra escrever sobre meus jobs por aqui.

O mais fixo e atual é essa coisa chata e monótona de limpar cozinha, banheiro, varrer e passar pano no corredor. Isso três vezes na semana e que dura por dia entre uma a duas horas, dependendo de quantas pessoas eu encontro pra conversar e de quantos cafés eu tomo durante o serviço. Com esse trabalho pago meu aluguel, o que já é uma ajuda enorme pra quem não é bolsista Capes, Daad, Erasmus... Hoje tenho que fazer serviço dobrado porque uma amiga fez o mesmo pra mim enquanto eu estava viajando.

Encontrei muitos empregos temporários pelo Studentenwerk Berlin. Trabalhei de ajudante de pedreiro, quase 10 horas por dia, mas ainda bem só por duas dias. Quebrando paredes e o piso e levando entulho para fora, num dia que fazia -5°C. Fiz mudança de exposição de arte, 6 pessoas pra pegar uma peça, e ninguém se aguentando com o peso. A exposição não me agradou. Também distribuí panfletos por alguns dias, num deles estava de bicicleta e no meio de uma nevasca. Alguns panfletos foram colocados direto pra reciclar. O melhor de todos pelo Studentenwerk foi o trampo de Papai Noel na noite de Natal. Nesse dia percorri uns 15 Km de bicicleta pelas ruas de Moabit, bairro na zona Norte de Berlim. Foram 10 famílias que visitei vestido de Papai Noel, falando todas aquelas coisas e cantando todas aquelas músicas de Natal. Acho que foi algo bem corajoso da minha parte, pois o Natal na Alemanha é bastante tradicional, isso deu uma responsabilidade muito grande a coisa, apesar de claro, ter muito mais estudante estrangeiro, se bem que, na sua maioria, já morando a mais tempo na Alemanha.

Ainda teve o trampo que consegui através de um amigo para montar as propagandas nos estádios de futebol. Trabalho esse que não era dos mais leves.

Faltou trabalhar como garçom, o emprego clássico. Mas não queria algo fixo, todos os trabalhos que fiz, foi quando já não tinha mais um centavo na conta.

Procurei muito um emprego ou um estágio na minha área quando já tinha melhorado o nível do alemão. Mas infelizmente nada deu certo. Estágio por aqui não é muito fácil de conseguir.

Tudo isso foram experiências incríveis pra mim. Conheci outra realidade, pessoas que nunca conheceria na universidade ou numa festa na casa de um amigo. Isso acrescentou muito pessoalmente.

Um comentário:

  1. porra, papai noel foi realmente foda. vez enquando me lembro de voce me contanto isso.
    e ainda mais: acho que estou sentindo saudade do teu quarto, agora que tu tas saindo dele. hehehe. onde mais vai caber todo mundo e ainda outros que queiram chegar?

    ResponderExcluir