6.5.10

1. Mai


Kotti
Upload feito originalmente por brecht [Albrecht Mariz]
Tem muitos textos que quero escrever, mas vou deixando pra depois e acabam ficando sem sentido, perdidos no tempo. Queria muito ter escrito um texto sobre a Berlinale e sobre o InterfilmBerlin, por exemplo, mas acho que agora já é tarde demais. O primeiro de maio, nao. Esse dia nao pode passar em branco aqui no blog.

Um sábado meio nublado, Kottbusser Tor, Berlim, todos querem estar lá, a maioria pela festa, a MyFest. Festa de rua, multicolorida, as pessoas mais loucas, vários shows acontecendo ao mesmo tempo, DJs tocando na rua, clima de carnaval. Paralelo a isso, a partir das 18 horas, a manifestacao, BlackBlock, Antifa, anarcos, e claro, muita polícia. Esse ano nao acompanhei do comeco o protesto, tava esperando a coisa ficar mais violenta, com fogo, bombas e garrafas para fazer algumas fotos, mas esse ano a coisa foi bem mais tranquila. Só pra ter uma ideia, o número de policiais feridos caiu, do ano passado pra cá, de 497 para 97. (Se bem que isso pode nao dizer nada.) Mas o que se viu foi realmente bem menos fogo, bem menos garrafas e pedras voando. O número do contigente de policiais foi aumentado, foi proibida a venda de cerveja em garrafa, o famoso palco que ficava direto na estacao foi removido e a polícia bloqueiou as ruas chaves dos confrotos, ninguém passava livremente de um lado pro outro da Kotti. Isso tudo impediu que as coisas se tornassem incontroláveis como no ano passado. Uma coisa boa foi o fato de a manifestacao nao passar mais pela MyFest, nao precisando correr de polícia e desviar de garrafas voadoras enquanto se escutava Bob Marley e nem precisando entrar em roda punk com polícia no meio.

Achei a mudanca positiva, a MyFest deixou de ser tensa como fora. Mas se bem que, aquele ambiente anárquico e as cenas que eu vi no ano passado fizeram falta. Só podiam liberar o Spätis de venderem cerveja em lata, porque foi dificil achar cerveja por menos que 2,50.

Ainda fui atrás de confrontos, encontrei pouca coisa. Alguns latoes de lixo pegando fogo, policia apagando, garrafas voando, todo mundo correndo prum lado, depois correndo pro outro, estamos cercados! Muita gente sendo presa, papo cabeca com a polícia, mas eu só quero ir pra casa, deixe eu passar pra Kotti, nao tenho direito de ir e vir? Sim, claro, vá até o final dessa rua, pegue à esquerda, depois de novo à esquerda e ande até o fim da rua. Aqui voce nao passa. Na ja... Tudo muito disperso, cadê a Antifa, cadê o BlackBlock?

Como já era noite foi dificil fazer boas fotos, ainda com chuva fina, manifestacao completamente dispersa, difícil. Mas ainda fiquei lá correndo de um lado pro outro, tentando fazer algo que prestasse, sem sucesso. É muita estranha (e boa) a sensacao de estar no meio de um confronto. Só se pensa, que porra eu to fazendo aqui? Mas é quase impossível deixar o lugar.

Um dos melhores dias em Berlim.

Um comentário: