21.1.10

Kino

Em Berlim são mais de 100 cinemas pela cidade, com mais de 285 salas de projeção e 9,1 Mi de frequentadores. Dados de 2007 da FFA - Filmförderanstalt, fundação que estuda toda a cadeia produtiva cinematográfica da Alemanha. Mais impressionante que os números, são os cinemas em si. Em sua maioria, cinemas de rua, com no máximo 3 salas, as quais não são muito grandes. É possível ver qualquer filme em Berlim, a programação chega a ser cansativa. É impossível estar presente em tudo. Gosto muito do Babylon Kino, onde sempre tem programações especiais, como cinema mudo uma vez por mês e novos filmes alemães nas quintas, sempre com a presença dos diretores e elenco. O outro cinema que gosto bastante é o Kino International, bloco de cimento quadrado na Karl Marx Alle, projeção Cinemascope, som perfeito. Cinema lindo por dentro, a cafeteria e a sala de projeção são fantásticas. Em Berlim acontece todo ano a Berlinale. Dos maiores festivais de cinema do mundo.Tem um estúdio de gravação em Babelsberg onde já foram filmados grandes produções como, O Pianista, O Jardineiro Fiel, Speed Racer, etc. Também são várias as instituições que estudam e trabalham com o tema na cidade, FFA, Medienboard e Kulturinitiative. Nesse contexto, Berlim concorre para ser a Cidade do Cinema da Unesco.

4 comentários:

  1. ai, adoro ler o que tu escreve. por incrível que pareca, faz berlim parecer ser mais legal do que já é! delícia :)

    also, quanto ao seu comentário / e-mail, muitas colocacoes:

    - merlot dá ressaca imoral. ah, se dá! só eu sei! :~
    - acho que agora tu já acabou de escrever o parágrafo, né? e aí, ficou bom o texto? satisfatório?
    - a alema tava te paquerando, ó! tu nem percebeu. hahah
    - vampire weekend: ahhhhhhh, nao vou poder ir. esqueci que nesse fim de semana (de 19 a 21) vou esquiar com uns amigos holandeses em wintenberg. nao posso deixar de ir. depois te explico melhor.

    aaaaaaaaah, mas se eu fosse tu comprava logo. tava doida pra ir pra florence and the machine, que vai rolar dia 26.02 e os ingressos já esgotaram! uia!

    e esse fds, o que se faz? terca to indo pra espanha! quero entrar no clima (embora o clima daqui nao colabore, scheiße).

    also, bis baaaaaaaaaald! ;)

    ResponderExcluir
  2. Cinema aqui em Tübingen ainda nao fui. Vergonhoso, porque a cidade tem 90.000 habitantes das quais 25.000 +/- sao estudantes. Tem uns 10 cinemas por aqui, daí acho que a relacao cinemas/populacao seja maior, num sei. Tem cinema pra tudo que é gosto e festivais dos mais inusitados temas. Prox semana comeca um festival de filmes árabes, acho que pq Tübingen é uma das melhores Uni's de Árabe da Europa...

    O que eu queria comentar é que eu fui num teatro daqui na sexta passada e fiquei admirado com a quantidade de gente. Sério, nao tinha uma cadeira vazia sequer. Eu acho isso o máximo!

    Valeu pelos comentarios, couberam bem.

    ResponderExcluir
  3. aproveitando que você conhece mais a cidade do que eu, e melhor, sabe onde estão os cinemas :) me diz uma coisa:

    - Kino International é dublado em alemão né?
    - Onde eu posso ver cinema alemão legendado em inglês?
    - que tal fazer um post com indicações de cinema e prestar um serviço público aos seus seguidores?

    abs

    ResponderExcluir
  4. resolvi hoje reler algumas coisas do blog. faz parte de momentos como esse de reorganização.

    obrigado pelos comentários.

    beijos e abraços,

    brecht

    ResponderExcluir