12.1.10

Russo - Pt

Amigo me liga, diz ter um amigo russo que quer praticar português agora na hora almoço. Fico surpreso por muita gente querer aprender português. Me pergunto, pra quê? Uma língua que é só é falada no Brasil, Portugal e mais alguns poucos países. Nesse racicíono, pra quê alemão? Uma língua que só se fala aqui na Alemanha, parte da Suiça, Áustria e mais alguns poucos lugares. E pra quê italiano, que só se fala lá mesmo? E pra quê, pra quê... Nesse raciocínio só se falaria inglês e espanhol. Voltando ao amigo do amigo, falei que hoje não dava, mas que na próxima vez irei, também pra aprender russo. Mais fácil que polonês, essa última, com seis declinações e pronúncia de pedra, quase impossível para mim. Apesar de, na última vez, umas das minhas vizinhas polonesas ter tido que eu tinha a pronúncia boa para o polonês. Acho que não. Ela devia tá me cantando e eu não entendi.

Um comentário: