18.1.10

Secreto

Berlim é cheio de lugares secretos. O antigo centro de espionagem da CIA no Teufelsberg talvez seja o maior exemplo. Mas ainda existem lugares secretos aos montes, completamente escondidos. São bares, cafés, boates, galerias de arte, cinemas e o que mais se puder imaginar. O Bar25, um dos mais famosos de Berlim, se encontra na Holzmarktstrasse, rua que é margem do Rio Spree, lá passava o Muro e ainda existe por lá pedaço dele, a West Side Galery. Na continuação da galeria, parte do muro já não mais conservado, encontra-se uma espécie de buraco tapado com o que parecia ser telhas de zinco. Lá é a entrada do Bar25, lugar preferido de Tarantino aqui em Berlim. Ontem estava lotado, só em maio agora, na reabertura. Bem próximo ao Bar25 tem a Berghain - Panorama Bar, o que dizem ser a melhor boate do mundo. Lá existe um quarto escuro, onde rola de tudo. Me disseram que só para homens homos, pena. Quando tentamos entrar no Berghain, fomos barrados pelo segurança mais famoso de Berlim. Um homem enorme e mau encarado com uma tatuagem no rosto. O Berghain fica numa rua de terra, por trás de uma estação de trem, a Ostbahnhof. Não existe sequer uma placa indicando ser lá o lugar. Na Watergate, outra boate super famosa, só se vê um símbolo muito pequeno da boate na entrada, indicando que é ali mesmo o lugar. Já a entrada do Icon, boate onde todo sábado tem drum n' bass, não é nada convitativa. Uma placa meio torta, caída e suja com o nome Icon. Uma escada leva você até o subsolo, até então não se escuta nada, não se vê ninguém. Quando a porta é aberta... O lugar pegando fogo. Cena drum n' bass roots!

Posso passar horas falando desses lugares. Na verdade, quase tudo em Berlim é secreto, escondido. A cena da cidade parece não ser para todos, se esconde em buracos e porões. Uma cidade onde o que é normalmente chamado de alternativo é o que predomina e o que é "sujo" e sem ordem, se torna o normal, o cotidiano.

Não bastasse, achamos mais um lugar secreto, o Spreepark. Parque de diversões antigo, há oito anos abandonado e fechado. Em breve vamos explorar o lugar.

2 comentários: